Perfeição Feminina

Aprenda Como Calcular Seu Período Fértil (+ Calculadora da Ovulação)

Muitas mulheres têm dúvidas sobre este assunto. Mas afinal, quando é o seu período fértil?

Esta pergunta é importante principalmente para as mulheres que desejam engravidar de maneira planejada. Neste período ela terá mais chances de conseguir engravidar.

É preciso entender que o período fértil dura em média 6 dias e irá acontecer mensalmente, até que você se encontre na menopausa, começando sempre 14 dias após o primeiro dia de menstruação. Ou seja, após sua última menstruação – você contará 14 dias. A ovulação acontecerá três dias antes e três dias depois dessa data, e neste momento você estará em seu dia fértil.

Mas tenha muita atenção! Se seu ciclo for irregular, seus planos de engravidar poderão não acontecer (bem como quem deseja o contrário poderá ter uma surpresinha depois de nove meses.)

Se os ciclos não vierem sempre no mesmo período, as contas podem dar errado. Se a intenção é evitar, utilize outros métodos que não este.

Segundo Caroline Ambrogini, ginecologista, “o momento da ovulação varia de mulher para mulher, e, portanto, é mais fácil de ser calculado quando o ciclo menstrual é regular. Assim estará respeitando um mesmo padrão”.

Conhecendo o período fértil

Período Fértil

Existem outras formas de saber se você está no período fértil.

Quando o corpo entra nesse processo, ele emite alguns sintomas bem singulares e perceptíveis. Esse processo ocorre após o óvulo ser liberado pelo ovário e chegar às trompas de Falópio, estando apto a ser fecundado pelo espermatozoide e dar início à gravidez.

  • Secreção vaginal transparente. É o primeiro sintoma de que a ovulação e o período fértil estão a caminho. Nessa fase, um hormônio chamado estradiol é liberado e produz mais líquido que o habitual. Este é um processo de lubrificação natural para facilitar a entrada dos espermatozoides e o líquido é similar a clara de ovo.
  • Pois é, as espinhas não ficam para trás, ocorrendo apenas na fase da adolescência. Neste período sua pele ficará mais oleosa propiciando o aparecimento das indesejadas e facilmente perceberá o que está acontecendo.
  • Leve aumento da temperatura corporal. O hormônio progesterona é produzido em maiores quantidades devido à liberação dos óvulos através dos folículos. Este hormônio é responsável pelo aumento da temperatura entre 0,3 a 0,8ºC.
  • Aumento da libido e apetite. O aumento dos níveis hormonais são os responsáveis pelo aumento do desejo, pois a mulher passa a sentir-se mais atraente e o apetite também aumenta.
  • Dor no baixo ventre. Este sintoma não ocorre em todas as mulheres, mas muitas passarão a sentir desconfortos como cólicas que aparecem e desaparecem, e neste momento terá a certeza de que estará ovulando.
  • Irritação e instabilidade. Em alguns casos ocorrerá irritação, aparentemente sem motivos, e mudanças de humor repentinas, deixando a mulher instável.

São vários os sintomas e não necessariamente a mulher passará por todos eles, mas é bom ficar atenta para entender um pouco como o seu corpo funciona nesse período.

Corrimento pós período fértil

Passado o período fértil, eventualmente poderá ocorrer corrimento leitoso ou de cor marrom.

Caso perceba que seu corrimento tem aparência leitosa com cor levemente rosada, isso pode indicar que o óvulo fecundado está se instalando no útero e finalizando o processo de gravidez.

Se, por conseguinte, a cor deste corrimento se apresentar amarronzada, alguma inflamação vaginal poderá estar ocorrendo por fatores externos ou ainda pelo acontecimento de um aborto espontâneo, interrompendo o processo de gravidez. Para confirmar, alguns exames se fazem necessários.

Período fértil de quem toma anticoncepcional

Anticoncepcional - Ovulação

Segundo Sheila Sedicias, ginecologista, “quem toma anticoncepcional regularmente não possui período fértil. Isso porque os anticoncepcionais impedem a ovulação e, não existindo óvulos maduros, não há como serem fecundados”.

Esta reação ocorre para todos os tipos de anticoncepcionais, independente de possuírem pílulas para 21, 24 ou 28 dias, bem como para implantes anticoncepcionais.

O que ocorre é que quando tomado o anticoncepcional, eles inibem a ovulação e alteram o endométrio uterino e muco cervical e isto faz com que a possibilidade de engravidar seja quase nula.

Se você está iniciando o uso do anticonceptivo e por algum motivo na primeira semana deixou de usar, deve fazer uso de outra forma de proteção, pois neste momento estará suscetível a uma possível gravidez visto que já poderá ovular mesmo que em menores quantidades.

Um óvulo apenas é suficiente para que o processo ocorra, visto que o espermatozoide pode durar até 7 dias no interior da mulher e nesse período poderá ocorrer a fecundação.

Calculadora da ovulação

Uma maneira de não se confundir quanto ao seu período fértil é começar a fazer uso da nossa calculadora da ovulação.

Com ela você saberá o seu período fértil para engravidar. Mas só terá chances de dar certo se você tiver o ciclo menstrual bastante regular, caso contrário esqueça!

Se quiser descobrir se seu ciclo é regular ou não, conte o primeiro dia da sua menstruação até o primeiro dia da próxima. Repita isso por pelo menos três meses.

É bem simples de acompanhar o seu dia fértil, mas se continuar com dúvidas, nada melhor que ter uma conversa com sua ginecologista. Suas dúvidas serão sanadas e você certamente ficará mais tranquila.

Avalie este artigo

Add comment

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.