Perfeição Feminina

Como Fazer a Nova Dieta Dukan Passo a Passo

Hoje as variações em dietas são enormes para quem deseja perder peso, só é preciso ter cuidado para não restringir demais os alimentos, pois no geral dietas restritivas não são boas para o corpo. A grande novidade no mercado é a dieta Dukan.

Nela é possível comer proteínas em boas quantidades, mas os carboidratos são reduzidos a quase zero. Não é o tipo de dieta que se deve fazer por períodos prolongados, pois restringe os carboidratos e nosso corpo precisa dele, pois trata-se da nossa maior fonte de energia.

Segundo o médico nutricionista Pierre Dukan, criador da dieta, é possível perder até 4kg em uma semana sem que corra o risco das medidas voltarem novamente.

Para ele, a melhor maneira de perder peso é por meio de uma alimentação diária rica em proteínas magras, farelos de aveia e exercícios aeróbicos com duração de até 20 minutos. A saúde do coração também se beneficia.

A dieta Dukan surgiu de uma situação não tão incomum para um médico nutricionista. Pierre Dukan, após ser procurado por um paciente obeso que se queixava do seu sobrepeso e da dificuldade em conseguir emagrecer, mesmo tendo tentado várias dietas, decidiu realizar um teste em cima do que ele acreditava que seria o adequado para obtenção da perda de peso.

Solicitou então que o paciente passasse a ingerir apenas carne durante cinco dias. Ao retornar, ele já se encontrava com 5 quilos a menos, e logo foi orientado a continuar a dieta, mas acrescentando o consumo de bastante água e que fizesse exames periódicos para acompanharem os níveis de colesterol, visto que as carnes podem elevar bastante colesterol do corpo.

Passados vinte dias o emagrecimento não parava, mas o paciente não aguentava ter que comer apenas carne. Por isso, Pierre Dukan decidiu acrescentar legumes, laticínios e ovos à dieta. Não fez restrição de quantidades por acreditar que o paciente seguiria o programa com mais vontade, e assim aconteceu.

Esse foi o princípio da criação da famosa dieta Dukan, que vem ganhando cada vez mais adeptos, principalmente por não limitar a quantidade a ser consumida e os resultados serem rapidamente perceptíveis.

A dieta Dukan é realizada seguindo quatro fases denominadas de Ataque, Cruzeiro, Consolidação e Estabilização. Elas seguem regras bem específicas, todas com algumas liberações e restrições, e devem ser seguidas a risca para garantir um resultado satisfatório.

Dieta Dukan: Fase Ataque

Dieta Dukan Fase Ataque

Esta é primeira e talvez a fase mais importante. É nela que começa o período de adaptação e é aqui que muitas pessoas já tendem a desistir.

Nesta fase você deverá fazer uso de alimentos ricos em proteínas puras. A fase de adaptação deverá durar em torno de uma semana e será responsável pela perda de peso inicial, aquela que irá te manter bastante motivado.

Nesta primeira etapa você deve ter foco, principalmente em algumas situações.

  • Fazer uso de proteínas puras significa dizer que nenhum outro tipo de nutriente deve ser consumido nessa etapa;
  • Se as carnes que comprou vierem com muita gordura, retire-as antes de preparar;
  • Ovos são permitidos, mas não deve ultrapassar a quantidade de dois por dia. Já às claras não têm limites, pode consumi-las a vontade;
  • Consuma no máximo uma colher e meia de sopa de farelo de aveia por dia;
  • É liberado o consumo do leite e seus derivados desde que sejam sem gordura e na quantidade de 700g a 1 kg por dia.

Dieta Dukan: Fase Cruzeiro

fase-cruzeiro

Neste período você já terá se adaptado à dieta e estará pronto para dar continuidade ao seu processo de emagrecimento rápido. Então além da proteína pura, agora deverá incluir proteínas e legumes. Você dará continuidade à segunda etapa até que atinja a perda de peso esperada.

Você poderá optar em alternar os dias, onde comerá somente proteínas em uns e proteínas e legumes em outros.

Tenha em vista essas informações e não haverá dificuldades:

  • Alimente-se de proteínas puras e reveze com proteínas e legumes;
  • Existe limite de quantidade para frutas e alguns vegetais como a cenoura, beterraba e alcachofra;
  • Por dia é liberado o consumo de amido de milho, creme de leite e molho de soja, se não ultrapassarem a quantidade de uma colher de sopa;
  • Com restrições, iogurtes de soja e aqueles com 0% gordura são permitidos.

Dieta Dukan: Fase Consolidação de Peso

fase-consolidacao

Pierre Dukan considera esta como sendo a fase mais difícil no processo de perda de peso, pois é aqui que começa uma grande batalha com seu corpo, que estará tentando recuperar o peso que foi perdido.

Essa fase durará 10 dias de consolidação para cada peso perdido.

  • A proteína continuará sendo a base da dieta, porém as frutas serão consumidas em quantidades limitadas, com exceção da uva, banana, cereja e frutas secas;
  • Duas fatias de pão integral por dia é permitido;
  • 1 colher de sopa por dia de amido de milho, creme de leite e molho de soja são permitidos;
  • Com restrições, iogurtes de soja e aqueles com 0% gordura são permitidos.

Deu para notar que esta fase se assemelha à Fase Cruzeiro. As circunstâncias aqui são diferenciadas por causa da luta constante que o corpo fará em querer adquirir a gordura perdida anteriormente, pois ele entende que algo está errado e vai querer resolver o problema. Dessa forma será necessário muita persistência.

Dieta Dukan: Fase Estabilização

Dieta Dukan - Aveia

Nessa fase se você ainda estiver focado, já poderá comemorar os resultados, pois já deve ter notado mudanças perceptíveis em seu corpo. Seu metabolismo deve estar acelerado a todo vapor.

Os alimentos que você gostar, nesta fase poderão ser consumidos, mas existem algumas premissas segundo o Dr. Pierre Dukan.

  • 3 colheres de aveia é a quantidade ideal para ser consumida por dia;
  • As atividades físicas devem ser incluídas ditando um bom ritmo, respeitando o tempo de 20 minutos por dia;
  • Deverá escolher um dia na semana para se alimentar única e exclusivamente de proteínas, nada de carboidratos.

Apesar desta ser a fase mais tranquila, onde mais alimentos serão liberados, não poderá se esquecer do consumo de proteínas, afinal ela é a base da dieta.

Pontos Negativos da Dieta Dukan

Como em quase toda dieta, alguns pontos devem ser individualmente analisados antes de reprogramar totalmente sua alimentação.

  1. Na dieta Dukan a quantidade de alimentos a serem consumidos não é baseada em taxas ou pesos individuais. Ou seja, uma pessoa que está com 30 quilos acima do peso irá realizar a dieta com as mesmas restrições de quem tem apenas 10 quilos a perder.
  2. Não existe contraindicação, mas se uma pessoa tem problemas com colesterol, onde suas taxas se mantêm acima do recomendado, então essa não seria a dieta ideal certo? De uma maneira geral as carnes são ricas em gordura, e mesmo que ela seja retirada, sempre haverá uma sobra. Para quem tem problemas nesse sentido, recomendamos que não prossiga com a dieta.
  3. A atividade física poderá ser seu grande vilão. Como não há consumo de carboidratos, e eles são necessários para a obtenção de massa muscular, a produção de energia fica comprometida. Ou seu corpo não aguentará fazer atividades físicas constantes ou algumas reações poderão ocorrer, tais como cansaço, sono, fadiga, fraqueza, desmaios e tonturas.
  4. Algumas dificuldades intestinais poderão ocorrer. Isso porque há bastante restrição nutricional. O recomendado é consumir três tipos de frutas diariamente com base em uma dieta saudável, levando assim os nutrientes dos quais seu corpo precisa. A restrição na quantidade de frutas também causará diminuição no volume de fibras que o corpo necessita, e os problemas intestinais poderão aparecer.

Independente das informações aqui descritas, a premissa será sempre a orientação de um médico nutricionista capaz de avaliar suas taxas e entender a sua real necessidade para só então informar a dieta para emagrecer mais correta para você.

Por que a Dieta Dukan Funciona?

O corpo costuma produzir energia através da queima de gordura e proteínas musculares. Sem carboidratos, o corpo produz uma quantidade muito baixa de insulina, quase nada mesmo. Desta maneira a formação de gordura não ocorrerá normalmente.

Se por um lado seu corpo está gastando mais gordura, por outro você não estará ingerindo quase nada. Assim seu corpo só terá opção de perder medidas.

Dieta Dukan: Antes e Depois

O que ocorre é realmente impressionante. Quando citamos sobre resultados visíveis a olho nu, não tinha nada de exagero se analisar o pouco tempo em que a reação no corpo começa a ocorrer.

Karina Silva de 25 anos e 1,72 m de altura contou que foi dos 90 kg aos 61 kg facilmente seguindo apenas as indicações da dieta Dukan, sendo que desde os 10 anos de idade lutava contra a balança sem conseguir obter qualquer resultado.

Karina Dukan

Lewá Koening passou grande parte de sua vida sofrendo com excesso de peso. Sentia-se excluída pelos colegas de trabalho e constantemente recebia críticas por causa do sobrepeso que chegava aos 107 kg.

Ao conhecer a dieta Dukan, decidiu experimentar o método e ao final de 8 meses já alcançava marca dos 53 kg.

Lewá Koening Dukan

Dieta Dukan: Receitas

Para passar pela dieta sentindo-se um pouco mais confortável é interessante que aprenda algumas receitas que agradarão o seu paladar. Aqui você irá aprender como fazer uma deliciosa e simples panqueca Dukan.

panqueca

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de iogurte desnatado
  • 1 ovo
  • 1 e ½ colher de sopa de farelo de aveia

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes em uma travessa. Deixe assar por 1 minuto cada lado utilizando uma panela antiaderente e sem óleo. Asse em fogo baixo.

Dica: você poderá adicionar sal ou adoçante à massa dependendo de como preferir o sabor.

Recheie com o que a dieta indicar ou a coma pura, é uma delícia.

Como Fazer a Nova Dieta Dukan Passo a Passo
5 (100%) 2 votes

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.